A Cultura da Netflix é um tanto quanto diferente, às vezes até questionável. Mas tem se provado excepcionalmente bem-sucedida. No livro A Regra é Não ter Regras, Reed Hastings e Erin Meyer contam em detalhes como funciona a grandiosa e inovadora cultura corporativa dentro da Netflix.
A cultura foge do padrão e desafia a burocracia que domina os ambientes corporativos tradicionais, seguindo uma filosofia de liberdade com responsabilidade. Exemplos disso são: ausência de política de férias, despesas e “dress-code”, estimular o feedback sincero entre colegas, e a densidade de talento (pagando salários acima do mercado e demitindo os funcionários medianos pagando rescisões generosas). De acordo com Hastings, esse approach único e contra intuitivo tem sido a base para o sucesso da Netflix, que se adaptou durante várias mudanças na indústria de TV/streaming.
O livro, além de ser um manual “how-to”, nos ajuda a entender o contraste cultural das empresas da economia industrial, onde o foco para geração de valor era sobretudo na eficiência, para as mais modernas, onde o foco tem sido na geração de ideias novas já que o maior risco é de disrupção.