“Am I Being too Subtle” é a autobiografia de Sam Zell, investidor famoso principalmente pelos seus negócios bem sucedidos no setor imobiliário, com seu deal mais conhecido talvez sendo a venda, logo antes da crise de 2008, de todo seu gigante portfólio de escritórios comerciais por um preço recorde de US$ 39 bilhões para a Blackstone.
Porém, o currículo de Sam Zell vai muito além desse setor, tendo comandado turnarounds bem sucedidos em empresas problemáticas, como Anixter, de serviços de infraestrutura, e Covanta, de energia, ou ainda consolidações setoriais como na brasileira BR Malls. No livro o autor detalha suas teses de investimento à época, inclusive aquelas que deram errado.
Além de ter nos ensinado sobre ciclos imobiliários, seu framework para investir, que privilegia o foco nos riscos e quanto há para perder num investimento, são lições que levamos para o nosso dia a dia ao analisar qualquer ativo.
Como um bônus, o autor ainda escreve de forma divertida, simples e direta. Por isso, “Am I Being too Subtle” é uma recomendação para todos os investidores e empreendedores.