Arriscaríamos dizer que a Starbucks foi pioneira ao colocar em prática o conceito de capitalismo consciente, que tem começado a se popularizar nos últimos anos. As mais de 31 mil lojas ao redor do mundo e o retorno espetacular apresentado nas últimas décadas são provas irrefutáveis de que é possível conciliar os interesses de acionistas com os de funcionários, fornecedores e demais stakeholders.
A história da Starbucks começa em 1971, e por décadas se limitou a uma varejista de Seattle com um café de alta qualidade. O destino da empresa começa a mudar apenas em 1982, com a chegada de Howard Schultz. Após alguns ”nãos” e muita insistência, ele convence os fundadores da Starbucks a aceitá-lo, e então começa a pôr em prática uma jornada de transformação que culminou na empresa que conhecemos hoje, uma marca admirada e onipresente nos grandes centros ao redor do mundo.
A história de Schultz se confunde com a do Starbucks, e nessa autobiografia ela é contada de forma leve e informal, trazendo lições de vida e aprendizados sobre liderança, empreendedorismo e capitalismo consciente.