Os autores desse livro se dedicam a explicar a lógica por trás dos negócios que operam como plataformas. Um business dessa natureza tem a dificil missão de juntar dois tipos de públicos diferentes em um mesmo ambiente. O Mercado Livre, por exemplo, precisa juntar vendedores e compradores. Normalmente, o dono da plataforma decide quem vai ser cobrado e quem vai ser subsidiado. Voltando ao Mercado Livre, os vendedores pagam para oferecer seus produtos, enquanto os compradores podem transitar livremente de forma gratuita. O subsídio normalmente fica do lado com maior poder de barganha.
Outro conceito interessante abordado pelo livro é a diferenciação entre plataformas de inovação e plataformas transacionais. A plataforma de inovação é aquela em que o dono oferece uma infraestrutura para que um ecossistema de desenvolvedores criem inovações. Um exemplo seria a Apple, que abriu seu código fonte para que qualquer empresa possa desenvolver aplicativos. Já a plataforma transacional é mais simples de entender, ela liga oferta e demanda. Alguns exemplos são Amazon, Facebook e Google.
Mesmo sendo um livro mais técnico, vale a leitura para qualquer um que esteja pretendendo mergulhar nesse tema.